Núcleo de Oftalmologia de Copacabana

Glaucoma

Tratamento a laser para glaucoma

A palavra glaucoma designa um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e se caracteriza pela perda de células retininanas. Se não for tratado o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma atrofia progressiva do campo visual, que pode chegar à cegueira.

O glaucoma pode ser dividido em dois principais tipos: glaucoma de ângulo aberto e glaucoma de ângulo fechado. O glaucoma de ângulo

aberto costuma ser assintomático, e pode ser causado por uma obstrução no escoamento ou aumento na produção do líquido que vai da pupila para a câmara anterior do olho, chamado humor aquoso. O glaucoma de ângulo fechado agudo, se caracteriza pelo aumento súbito da pressão intraocular, pode causar dor e reduzir a acuidade visual, gerando o que chamamos de visão borrada. É considerado uma urgência oftalmológica, já que pode rapidamente levar à perda irreversível da visão.

O aumento da pressão intraocular é um fator de risco muito importante para o desenvolvimento de glaucoma, embora também seja possível encontrar lesões no nervo óptico em pacientes cujo valor da pressão intraocular esteja normal.

Infelizmente nem sempre o glaucoma apresenta sintomas que possam indicar ao paciente a instalação da doença, mas uma complicação quase inevitável é o comprometimento da qualidade da visão. Por isso, todas as pessoas com mais de 40 anos devem ser submetidas regularmente a um exame oftalmológico de rotina. Histórico familiar de glaucoma aumenta em cerca de 6% a chance de desenvolver a doença, fator racial também é importante (maior incidência na raça negra). Metade das pessoas que sofrem de glaucoma não sabem disso. Mesmo ainda não tendo sido estabelecida a relação precisa entre a pressão intraocular e o glaucoma, todos os principais tratamentos disponíveis concentram-se em sua redução, seja com o uso de colírios, seja, em casos mais severos, com a realização de uma cirurgia, que pode ser a trabeculectomia, a trabeculoplastia a laser e outras.