Núcleo de Oftalmologia de Copacabana

Você sabia como o tratamento ortóptico pode tratar algumas dificuldades visuais?

O tratamento ortóptico trabalha para corrigir a musculatura dos olhos.

A Ortóptica é a área complementar a Oftalmologia que estuda, investiga e trata dos distúrbios da visão binocular (uso simultâneo dos olhos).

Normalmente quando sentimos dificuldades para ler, logo, pensamos em procurar um Oftalmologista, acreditando que o problema de visão está relacionado ao uso de óculos.

Alguns distúrbios da visão binocular são bem frequentes na infância e na fase adulta, como por exemplo a Insuficiência de Convergência e alterações da acomodação visual.

A insuficiência de convergência é a incapacidade de os dois olhos manterem a convergência (olhar próximo) sem esforço, ocasionando sintomas astenópicos (dores de cabeça, desconfortos visuais, fadiga ocular, enjoo, visão dupla e outros). Estes sintomas são influenciados devido ao esforço visual para perto por falta de tônus da musculatura ocular.

As alterações acomodativas estão relacionadas com a dificuldade em ver nítido nas diferentes distâncias (longe/perto) e tem como queixa principal o embaçamento, tornando a leitura muito desconfortável.

O tratamento Ortóptico consiste na reeducação do sistema sensório-motor, com o intuito de proporcionar conforto, para realizar atividades visuais de longe e perto.